As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) são os ramos que mais tiveram avanços significativos nos últimos tempos e estas inovações tecnológicas se implantaram de forma absoluta no cotidiano dos cidadãos do mundo todo. Para acompanhar este mundo digital e informatizado, tornou-se altamente necessário conhecer e utilizar efetivamente as ferramentas que são utilizadas, principalmente o computador. Assim, fala-se em Inclusão Digital.
Inclusão digital não é somente oferecer computadores a baixo custo ou ampliar o número de telecentros*, mas sim oportunizar que as pessoas tenham acesso à informação e a recursos e serviços com mais qualidade, agilidade e segurança. Além de melhorar a qualificação para o mercado de trabalho, ampliar as relações através das redes sociais, fomentar interesses, a inclusão digital também deve encontrar meios de explorar as potencialidades de cada um e do grupo em que estão inseridos.
“Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas ‘alfabetizar’ a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. (...) É preciso ensiná–las a utilizá–lo em benefício próprio e coletivo.” REBÊLO, Paulo. Inclusão digital: o que é e a quem se destina? Disponível aqui
“Para ser incluído digitalmente, não basta ter acesso a micros conectados à Internet. Também é preciso estar preparado para usar estas máquinas, não somente com capacitação em informática, mas com uma preparação educacional que permita usufruir de seus recursos de maneira plena. As tecnologias da informação e da comunicação precisam se tornar ferramentas que contribuam para o desenvolvimento social, intelectual, econômico e político do cidadão.” WINKLER, Leandro. Acesso a inclusão digital. Disponível aqui
Assista o vídeo abaixo em que Fernando Almeida, doutor em filosofia da PUC de São Paulo, responde à pergunta 'Ter computador é suficiente para a inclusão digital?' proposta pelo Jornal de Debates.
* Telecentro é um ambiente voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações, serviços e oportunidades de negócios visando o fortalecimento das condições de competitividade da microempresa e da empresa de pequeno porte e o estímulo à criação de novos empreendimentos. Fonte: Telecentros de Informações e Negócios
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